#8. Base Nacional Comum Curricular e a inclusão escolar.

O que a BNCC prevê para o processo de inclusão?

Muitas opiniões já foram colocadas a respeito, contra e a favor sobre o que e sobre como a Base foi organizada. Entretanto, nosso olhar para esse novo documento traz algo de positivo acerca de como estamos entendendo a inclusão escolar nessa nova proposta curricular.

É importante reforçar que a Base não é o currículo propriamente dito, mas uma organização mínima a ser considerada para todas as escolas e instituições educacionais, ou seja , agora se tem um parâmetro do que se deve trabalhar em cada ano/série, considerando conteúdos, habilidades e competências, equiparando a qualidade das escolas. Entretanto, o como vai se ensinar fica para cada escola definir, portanto a BNCC não define a proposta pedagógica, há flexibilidade!

A forma como a BNCC está redigida demonstra a concepção de educação que se prevê nesse contexto de atualização de readequação. As 10 competências gerais são um exemplo disso, valorizando o estudante em sua inteireza, considerando as diversas áreas da formação humana, as diversas formas de ser e agir no mundo.

Priorizar a ação, a experiência, a vivência demonstra que o conteúdo não está no centro do processo ensino-aprendizagem, mas o que se constrói a partir desse contexto. Cooperação, colaboração, diferentes habilidades e formas de expressão também indicam o valor à diversidade, à convivência, ao humano.

Por isso, diante desse contexto, afirmamos que tais aspectos vão ao encontro das premissas para uma educação inclusiva, como participação, democracia, liberdade, justiça, acessibilidade, variabilidade de métodos e abordagens.

Portanto, ao pensar em um estudante público-alvo da educação inclusiva à luz do que traz a BNCC é perceber possibilidades de aprendizagem no ensino regular, pois parte-se do princípio de que aprende-se de diversas maneiras , que existem diversas formas de se expressar e agir, deve-se considerar as diferentes formas de engajamento do estudante enão é somente o conteúdo conceitual que se aprende e se ensina na escola, mas principalmente como agir, colaborar e interagir.

Acesse o documento na íntegra: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.
Autora: Marina Mazetti Stucchi Silva
14/07/2019

;