Não foi autorizada a descrição sobre a criança, portanto não há identificação.
Contexto: O aluno em questão não conseguia chegar às aulas no horário e também a mãe relatou que o mesmo acontecia em todos os compromissos do garoto. Ele chegava muito depois, e que isso irritava a todos (pais, irmãos, profissionais...). De fato, a explicação do aluno não parecia verdadeira, já que ele afirmava que o Uber cancelava sempre a viagem.
Relato da prática: Passei a observar o aluno, sua chegada ansiosa e atrasada na Aptus.
Percebi como ele aguardava o professor na sala de espera, e então notei uma simples atitude. Por conta do Autismo e da ansiedade, o aluno fazia um movimento repetitivo: andar de um lado para o outro. Isso me levou a pensar que esse andar poderia ser maior se ele estivesse na rua, e então sugeri que ao pedir Uber ele não andasse em direções longas, apenas em círculos (já que parar de andar não era uma opção naquele momento)
Resultados atingidos: Com uma atitude simples, de observação e percepção do garoto como um ser único e com suas limitações, consegui que os carros do Uber não cancelassem mais as viagens, pois eles achavam que o garoto estava brincando, mudando a localização de uma esquina para outra, quando ele estava em uma postura de ansiedade e repetição de movimentos.
Depoimento: Como mãe, jamais pensaria que meu filho chegasse atrasado por conta de uma pequena ação, e que isso gerava problemas, ele ficava para fora em aulas no período da tarde na escola, perdia grande parte da terapia com o psicólogo, já que estava também irritado com os atrasos. Às vezes, procuramos técnicas elaboradas e métodos, mas o que realmente faltava era um olhar para o que estava de fato acontecendo, percebendo como são as condições do meu filho. A Ju conseguiu perceber meu filho de uma nova forma, de uma nova maneira, agradeço pela ajuda.
Juliana: Algo que defendo muito aqui na Aptus: estamos acostumados a caracterizar problemas e julgar pequenas incapacidades, pois não existe essa observação delicada.