#4. Tipos de adaptação curricular

O tema da adaptação curricular no sistema educacional brasileiro é muito atual. É um facilitador do aprendizado, que promove o atendimento da criança/adolescente público-alvo da educação inclusiva.

O ideal é que o currículo seja ajustado às necessidades e não seja somente diferente do vivenciado na turma.

Não existe um padrão de adaptação, precisa ser construído em conjunto com a família, escola e profissionais.

Temos adaptação de grande e pequeno porte. A de grande porte envolve toda a comunidade escolar, a estrutura da escola, profissionais da escola, equipe de apoio. A de pequeno porte envolve os detalhamentos de diferenciações em currículo, estratégias, materiais adaptados.

Ainda é possível aprofundar um pouco mais:
· Adaptação por objeto: adaptar recursos de modo a contribuir para aprendizagem. Ex.: criança com disgrafia utilizará um notebook em sala, ao invés de escrever somente no caderno.
· Adaptação por objetivo: é adaptação do mesmo conteúdo da sala, porém com objetivos diferenciados. Ex.: grupo da sala escreverá um gênero textual, mas para a criança que não está alfabética, escreverá palavras relacionadas à temática trabalhada com a turma.
· Adaptação por atividade: quando se quer trabalhar habilidades e conteúdos específicos do aluno, é possível elaborar atividades específicas. Ex.: não reconhece figuras geométricas, mas a turma já ampliou esse conceito, então é preparada atividade para desenvolver esse conhecimento.
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão, existe um desenho universal sobre a inclusão, de modo que as barreiras sejam eliminadas e a sociedade seja cada vez mais inclusiva. No contexto educacional, é que as aulas sejam cada vez mais inclusivas, diversificando os modos e os tempos de aprender.
Todo aluno pode vivenciar todos esses tipos de adaptação, uma vez que o objetivo principal é proporcionar o acesso à aprendizagem.
Cada aluno tem suas características únicas, que vão além de um diagnóstico. O olhar diferenciado da família, do professor, dos terapeutas é que vai dar condições para a riqueza de adaptações.

Autoras: Ivana Nogueira e Marina Stucchi

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